Publicidade

Mapa do site

Visitas

Temos 24 visitantes e sem membros em linha

Conclusão de Mestrado

laucher v6Olá a todos, foi no passado dia 12-12-2014, depois de um longo trabalho conclui finalmente o Mestrado em Comunicação Multimédia, ramo Multimédia Interativa, no projeto de dissertação final obtive a classificação de 17 valores. Com este trabalho ganhei novas competências em mobile, a nível do design e da programação, mais especificamente para Android, através do desenvolvimento da app exercit@rt. Obrigado aos meus Orientadores Professores Margarida Almeida e Hélder Caixinha, e pessoal da ESSUA, mais concretamente à Joana Cruz pela ajuda prestada. No final do Mestrado obtive a média de 16 valores. Depósito da dissertação na RIA (Repositório Institucional da Universidade de Aveiro), acesso.

E como a vida não para a partir de Janeiro um novo projeto vai começar, em devido tempo colocarei aqui mais informações, claro que já não é académico, foram 5 anos na Universidade agora espero colocar em prática tudo o que aprendi.

Esta fotografia foi tirada durante a minha defesa, nesta fase estava a ser explicado a arquitetura da app criada.

Criação aplicação m-Health

O meu trabalho de dissertação está quase concluído, tendo sido programada uma pequena aplicação, exercit@rt app, em Android, utilizando a versão mínima API 11 e testada na 15, onde é utilizado o oxímetro da Nonin, 9560, para monitorizar em tempo-real da percentagem de oxigénio no sangue e batimentos cardíacos por minuto a doentes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica). Durante o seu funcionamento são fornecidos feedbacks através de alertas emitidos, quando os valores ultrapassem determinados parâmetros, do tipo visual, textual, sonoro ou vibratório, com utilização dos recursos nativos do Android. As fórmulas para os parâmetros biométricos foram fornecidas pela equipa da ESSUA (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro). Na playlist deste projeto no Youtube foram documentadas em vídeo as principais etapas.

https://www.youtube.com/playlist?list=PL6vDc17WGmjz28J3yYyblkbDScNSHMinH

Canal do youtube

Eu tenho um canal no Youtube onde apresento o início de um trabalho que está um pouco parado até acabar o meu trabalho académico. O meu objeto neste canal é transmitir aquilo que vou aprendendo na área das novas tecnologias. Em Julho de 2013 e aproveitando os meses de férias da Universidade, fiz certa de 100 vídeos para observar qual era o feedback da comunidade. Apesar dos vídeos ainda não estarem como eu quero, nem o layout do canal, neste momento 16-05-2014, tenho cerca de 6500 visualizações e 40 inscrições. É pouco mas o crescimento tem sido exponencial e acredito que quando tiver tempo isto vai ainda correr melhor. Para este trabalho inspirei-me no Professor Nery de nacionalidade Brasileira, que tem a maior coleção de vídeos na nossa língua, com milhares de visualizações, quem sabe mais uns anos e vou rivalizar com ele?

Depois de terem terminados os meus estudos em dezembro 2014, apesar de no início de 2015 ter integrado um projeto empresarial, tenho continuado a fazer vídeos. Hoje dia 09-05-2015, o canal tem neste momento 224 vídeos, com 23.420 visualizações, tendo sido atingida a marca de 100 utilizadores inscritos.  

https://www.youtube.com/channel/UChmNeoq61whzhIbBgYhi_kA

Oxímetro

Oxímetro

A minha investigação para a dissertação está relacionada com a utilização de aplicações móveis para monitorizar a saúde de doentes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica) em particular e poderá ser também aplicada a pessoas saudáveis. Estou a desenvolver uma aplicação para android.

Já tenho um oxímetro para trabalhar no meu projeto este aparelho é feito pela empresa Nonin EUA http://www.nonin.com/onyx9560, têm um representante em Portugal Rui Vilar que graciosamente nos ajudou. Outra das inovações foi que um pouco a custo parece que vou ter que fazer o projeto no Android Studio e abandonar o velhinho Eclipse vamos ver como ele se porta, para já estou a gostar. Como todo o ser humano sou sempre um pouco resistente à mudança.

Android App

Olá a todos já algum tempo que não dava sinal de vida aqui neste meu espaço mas os meus estudos, trabalho e família não me deixam muito tempo livre. Bem estou na reta final do meu mestrado, mais concretamente na parte empírica da pesquisa, estou a desenvolver uma app android para os doentes com DPOC utilizadores do site exercitarte.web.ua.pt, poderem fazer a monitorização dos seus dados biométricos através de sensores. Isto tem implicado por opção própria um continuado estudo dos dispositivos mobile e do sistema operativo Android. Neste momento já tenho uma ideia de como este sistema opera mas ainda tenho muito pedra para partir ou como dizem os Brasileiros todo o dia procurando matar um bicho. Espero terminar o curso para transformar este espaço também num local para obtenção de informações sobre programação e novas tecnologias.