Publicidade

Mapa do site

Visitas

Temos 9 visitantes e sem membros em linha

Festas em honra de Nossa Srª d’Ajuda em Espinho

Tapes de sal - Festas Espinho Nª Senhora d'Ajuda

Realizou-se no passado dia 18 Setembro 2016, como manda a tradição a procissão em honra de Nossa Srª d’Ajuda em Espinho. A tarde de finais de Verão apresentou-se ventosa, o que não demoveu milhares de forasteiros e crentes de se amontoarem para assistir aos festejos.

O ponto alto das festas deste concelho tem um aspeto invulgar, as ruas por onde passa o cortejo são preparadas desde madrugada desse dia, por organizações culturais/religiosas e pessoas com tapetes de cores vivas, com mensagens de cariz religioso que remetem os crentes para a introspeção. O ingrediente principal destes trabalhos é o sal, esse condimento que na antiguidade os Romanos tanto valorização e que serviu até como pagamento de trabalho, dai veio o nome salário.

A majestosa procissão tem o seu ponto alto na passagem junto ao mar. A GNR a cavalo e a banda filarmónica abriram este desfile de exaltação religiosa. Os andores vão passando, transportados por novos e velhos, civis e militares. As crianças também participam e são transfiguradas com vestes simbólicas de personagens religiosas para contentamento dos pais.